sexta-feira, 31 de maio de 2013

Bolsas Ibero-americanas


Não é sempre que oportunidades assim aparecem.
Quem quer fazer intercâmbio, deve dar uma olhadinha nisso, ein!
 
BOLSAS Ibero-americanas - Programa Santander
Objetivo
Cursar um semestre de graduação em uma universidade parceira do
Santander e da UCS com bolsa de três mil euros.
Período de Inscrição
Até o dia 18 de agosto de 2013.
Período de Realização
A partir de fevereiro de 2014.
Local de Realização
Instituições ibero-americanas (consultar regulamento)
Público-alvo
Alunos da graduação da UCS (ver pré-requisitos no regulamento).
Instituição Promotora
Santander Universidades
Contatos
mobilidade@ucs.br
Mais informações / Saiba mais em: 54 - 3218 2598
 
VER REGULAMENTO NO SITE
 

Páginas sobre Turismo que eu sigo no Facebook

Olá galera!
Como vão?

Hoje vou escrever aqui as páginas do Facebook que eu sigo sobre Turismo, Intercâmbio e tals...
Aí vão:

MalaPronta.com
http://www.facebook.com/malapronta

Lugares para Conhecer
http://www.facebook.com/lugaresparaconhecer

Fascinating Places
http://www.facebook.com/FascinatingPlaces

Lugares que eu Gostaria de Ir
http://www.facebook.com/GostariaDeIr

Viajar pelo Mundo
http://www.facebook.com/ViajarPeloMundo

Meu Mapa
http://www.facebook.com/MeuMapa

Vida de Turismólogo
http://www.facebook.com/VidadeTurismologo

Turismólogos Brasileiros
http://www.facebook.com/pages/Turism%C3%B3logos-Brasileiros/141569239324627

Viagem Criativa
http://www.facebook.com/ViagemCriativa

Eu Amo Viajar
http://www.facebook.com/pages/Eu-Amo-Viajar/219729244755128

World Study Brasil
http://www.facebook.com/worldstudybrasil

CI Intercâmbio
http://www.facebook.com/CI.Intercambio

Turismo da Depressão
http://www.facebook.com/pages/Turismo-da-Depress%C3%A3o/270894329620755

UCS: Hospitalidade
http://www.facebook.com/UcsHospitalidade

Então galera, tem vários, mas aí são alguns que eu sigo e que acho legal, quem gosta dessa área eu recomendo!

Beijão!
Roby.

domingo, 26 de maio de 2013

A estilosa cidade de Munique


Pense em uma metrópole charmosa, descontraída, animada e sonhadora. Imaginou? Bom, se você pensou em Munique por causa do título, acertou! hahaha... Mas Munique é sim tudo isso.

Está localizada próximo ao Rio Isar, ao norte dos Alpes da Baviera, no sul da Alemanha, e é a terceira maior cidade da Alemanha, atrás de Berlim e Hamburgo. Cerca de 1,4 milhões de pessoas vivem dentro dos limites da cidade.
 
Localização de Munique

É a mais famosa pelo seu estilo de vida. Seja pelo famoso céu branco-azul, ou pela beleza da cidade, os habitantes de Munique sempre mostram o que têm de melhor: nas cervejarias ao ar livre, nas maravilhosas avenidas ou no estádio do seu time, o FC Bayer.

FC Bayer

Embora tenha sido muito danificada pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, a qualidade da arquitetura espanta os turistas, pois muitos de seus edifícios históricos foram reconstruídos. É uma cidade surpreendente: rica em museus, parques, restaurantes, praças e ruas históricas. 

O Englischer Garten foi criado em 1808 e destinado ao uso de todos os moradores e não só da aristocracia da época.

Englischer Garten

Englischer Garten

Englischer Garten

São 5 km quadrados bem no centro da cidade. Lá as pessoas podem fazer caminhadas, correr ou simplesmente descansar à sombra de uma das milhares de árvores antigas espalhadas pelo parque. No verão as pessoas tomam sol bem à vontade, fazem até topless! Acreditem se quiser! kkk

O parque abriga algumas interessantes construções antigas, como o Monopteros, um templo em estilo neoclássico, fantástico e a Torre Chinesa, inspirado no pagode do Kew Garden, em Londres. É lindo e está em um dos Biergarten existentes no parque. No verão é encantador. Bandinhas típicas alemãs tocam em clima de divertimento contagiante.

Monópteros

Uma das praças mais bonitas da Alemanha é a Marienplatz, o coração de Munique, com a antiga e a nova prefeitura, Altes e Neues Rathaus.

Marienplatz

Localizado na famosa praça Marienplatz (Praça de Maria) em Munique, está o edifício chamado de Neues Rathaus, a Nova Câmara Municipal de Munique na Alemanha. Edificado em estilo neogótico, entre os anos de 1867 e 1908 o edificio é todo subdivido e na sua totalidade está disposto em uma área de mais de 9 mil metros quadrados.

Neues Rathaus
Seu famoso toque dos sinos pertence a Munique tanto quanto a cervejaria Hofbräuhaus e a igreja Frauenkirche, este é, com certeza, um dos cartões-postais mais conhecidos de Munique. Isso porque as duas torres da catedral gótica podem ser vistas de diversas partes da cidade e, por isso, são tidas como pontos de referência. A pedra fundamental da igreja foi instaurada em 1468 e o prédio todo foi construído em um período de 20 anos (um recorde para a época). As duas torres medem 99 metros e, segundo informações obtidas, nenhuma nova construção da cidade pode atrapalhar a visão da catedral sob determinação prevista na lei local.
Apesar de ter sido seriamente danificada por ataques aéreos durante a Segunda Guerra Mundial, boa parte do acervo artístico da Frauenkirche permaneceu intacta.

Cervejaria Hofbräuhaus

Igreja Frauenkirche

Um passeio pelo Viktualienmarkt é uma festa para todos os sentidos, há simplesmente de tudo – desde coisas tipicamente bávaras até exóticas.
Só não tente negociar preços, ficar pedindo desconto, que isso não rola por lá! Isso não faz parte do estilo de viver em Munique.
Isso vale principalmente nas ruas nobres de comércio, como a Ludwigstraße, Maximilianstraße, Kaufinger Straße: lá estão reunidos tudo o que há de melhor e mais caro, desde moda atual até antiguidades maravilhosas.

Kaufinger Straße
As coisas ficam mais baratas, mas também mais alegres, nos bairros da moda em Munique, que há muito tempo incluem não só Schwabing, mas também a área em torno da praça Glockenbachplatz, da Gärtnerplatz e da rua Müllerstraße. A pedida lá são as baladas, ou lojas alternativas, descontração e cultura gay e lésbica em todas as suas formas.

Os habitantes de Munique têm orgulho também dos seus museus, que incluem alguns dos mais renomados do mundo: o Deutsches Museum, o maior museu de tecnologia e ciências naturais do mundo (uaaaau), as pinacotecas Alte e Neue Pinakothek, além da Pinakothek der Moderne, e a Lenbachhaus estão entre eles, assim como a Glyptothek, o acervo de obras da Antiguidade, Staatliche Antikensammlungen, e o Museu Brandhorst, com seu fantástico acervo de arte moderna a partir de 1945.

Deutsches Museum

Vi tanta coisa diferente que eu não sabia de Munique, que já ia esquecendo de um dos pontos mais bonitos visitados pelos turistas que vão para aquela região: o Castelo de Neuschwanstein é um palácio alemão construído na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Munique, no sudoeste da Baviera, a escassas dezenas de quilómetros da fronteira com a Áustria. É muito visitado, mas não fica em Munique, e sim em uma cidade próxima: Füssen.

Castelo de Neuschwanstein

Foi construído por Luís II da Baviera no século XIX, inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. A arquitectura do castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração ao "Castelo da Bela Adormecida", símbolo dos estúdios Disney. Apesar de não ser permitido fotografar o seu interior, é um dos edifícios mais fotografados da Alemanha e um dos mais populares destinos turísticos europeus, além de também ser considerado o "cartão postal" daquele país. O nome Neuschwanstein é uma referência ao "cavaleiro do Cisne", Lohengrin, da ópera com o mesmo nome. Quem quiser saber mais sobre ele acesse: http://www.tudoparaviajar.com.br/alemanha/neuschwanstein tem um moooonte de coisa, além de fotos lindas!

O típico estilo de vida da cidade está presente também no "Kunstareal München", onde não se encontra apenas a grande arte, mas também barzinhos simpáticos, cafés aconchegantes e lojas agradáveis. Já o Museu da BMW dedica-se à cultura automobilística, enquanto na Allianz Arena, as estrelas do FC Bayern mostram aos times convidados um outro lado do estilo de vida especial de Munique: se quiser saber onde estamos, estamos sempre por cima. Mesmo que você não seja um fã do FC Bayern, tente conseguir ingressos para um jogo. Acredito que vale a pena sentir de perto a atmosfera no estádio, dizem que é de arrepiar. E não é surpresa constatar que a Allianz Arena é um dos estádios mais bonitos do mundo: afinal, ele está em Munique.

Allianz Arena


Fontes:
http://www.germany.travel/pt/cidades-e-cultura/cidades/munique.html#h123528
http://www.alemanhaporquenao.com/2010/05/munique-munchen-parte-1.html
http://guia.melhoresdestinos.com.br/igreja-de-nossa-senhora-63-423-l.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Neuschwanstein
http://www.tudoparaviajar.com.br/alemanha/neuschwanstein

E aí pessoal? Estão gostando? Me escrevam aí nos comentários o que estão achando.

Ah! Não desfaçam suas malas! Logo teremos mais destinos! Estão curiosos? Então continuem acompanhando o blog!

Um beijão!

Roby.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Olá galera!! :)

Bom, primeiro de tudo gostaria de compartilhar com vocês que estou cursando meu 3º semestre do Curso de Turismo. Graças à minha bolsa de estudos, estou quase na metade do curso. E no decorrer aprendi muita coisa que nunca mais esqueci e que queria compartilhar umas coisas com quem gosta de turismo, ou quem pretende cursá-lo. São coisas muito essências que eu acho que todos nós, futuros turismólogos deveríamos (no mínimo) saber.

1- Guia de Turismo X Guia Turístico
Muita gente confunde isso. As expressões são bem parecidas, mas tem uma grande diferença. Vamos aprender a distinguir?
GUIA TURÍSTICO: é aquele feito de papel ou eletrônico. Normalmente ele é impresso e traz informações do destino, roteiro, atrativos. Ele nada mais é do que um folheto ou aquele famoso "mapinha".
GUIA DE TURISMO: esse é feito de carne e osso (kkk). Não é necessário fazer uma graduação, ser um turismólogo. Dá para fazer apenas um curso técnico. É um profissional qualificado que fez um curso específico e está cadastrado no Ministério do Turismo para exercer o acompanhamento, orientação e dar informações para grupos ou pessoas que visitam destinos turísticos.  



2- Turista X Excursionista
TURISTA: é aquela pessoa que sai de sua cidade em que reside e vai para outra por 24 horas ou mais sem visar lucro (apenas gastando seu dinheiro).
EXCURSIONISTA: é aquela pessoa que sai de sua cidade em que reside e vai para outra por menos de 24 horas, também sem visar lucro.


3- Turismólogo
Muitas pessoas têm ainda dúvidas do que faz um turismólogo. Realmente o campo para este profissional é muito amplo, porque estuda diferentes áreas. A maioria pensa que o turismólogo viaja muuuuito. Não é bem assim. Muitos turismólogos se viajam, viajam a trabalho, e ao invés de aproveitar a sua viagem, terão trabalho e mais trabalho. Não é fácil não. Vamos ver um conceito melhor?
TURISMÓLOGO: ele cuida do planejamento, da organização, da promoção e da divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. Ele gerencia a organização de viagens, feiras, congressos e exposições. Em agências, operadoras e sites turísticos, comanda os trabalhos de venda de passagens, reserva de hotéis e programação de passeios e excursões. Além disso, gerencia atividades em hotéis, empresas de transporte ou de eventos e em empreendimentos de lazer, como parques temáticos, e acompanha grupos de turistas. Em prefeituras e órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais.
UFAAA, bastante coisa, né? E se for pesquisar mais sempre se encontra um lugar ou mais que o turismólogo pode trabalhar, é só ter qualificação que o profissional pode se dar muito bem. Além de tudo isso, após a graduação, pode-se fazer um mestrado e atuar como professor. Na minha universidade (Universidade de Caxias do Sul), eles oferecem Mestrado em Turismo desde 2001.



Fontes:
http://www.pirenopolis.tur.br/noticias/noticia/Guia%20tur%C3%ADstico%20ou%20Guia%20de%20Turismo
http://divocafeina.wordpress.com/2013/04/03/turista-x-guia-turistico-x-guia-de-turismo-x-turismologo-duvida-epica/
http://www.ucs.br/site/pos-graduacao/formacao-stricto-sensu/turismo/ http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/turismo-gestao-turismo-682697.shtml
http://www.tocadacotia.com/turismo/guia-de-turismo

Espero que tenham entendido um pouco mais sobre esses termos que confundem a nossa cabeça, mas que devemos gravar bem se queremos seguir nesta área.
Em breve falarei mais sobre a profissão de turismólogo no Brasil.

Até breve ;)

Beijão!
Roby.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Olá galera!!
Eu me chamo Roberta, mas me chamem de Roby, tenho 20 anos e curso bacharelado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul. Amo música, na verdade essa era minha paixão. Mas não deixei ela de lado, está sempre presente e quando eu puder compartilho algo com vocês. Mas posso dizer que o Turismo foi me conquistando aos poucos, não foi amor à primeira vista, mas acho que já posso dizer que gosto demais.
Pensei em fazer esse blog para dividir com vocês coisas que eu aprendo e coisas que eu quero aprender, locais que conheço e que quero conhecer. Vocês vêm comigo? Então façam suas malas, nossa viagem está apenas começando!

Beeijos!
Roby.