quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Como começou...

Olá viajantes!

Este post quero contar um pouco de como foi a minha jornada rumo ao intercâmbio.
Na verdade estudar em outro país, requer muita paciência, programação e dinheiro.
Não é uma coisa que se decide de um mês para o outro, deve haver um tempo para se programar e tomar as decisões corretas, porque intercâmbio é uma coisa tão boa que deve ser praticamente perfeito. E se é bem programado, tem mais chances de dar certo!
Eu não sou rica, e trabalhei muuuito pra tá aqui hoje. Só que confesso que também não vim 100% preparada pra gastar muito. E sim, pra ter o suficiente pra viver.

Comecei a pensar no meu intercâmbio faz um ano. Porque eu vim pela minha universidade eles exigiam também uma prova da língua do país destino chamada teste de proficiência.
Estudei por seis meses sozinha com a ajuda de livros, dicionário, vídeos aulas e internet pra poder aprender a língua italiana. Nunca tinha estudado italiano, mas me dediquei muuuito, foram horas e horas por dia de estudo. Claro que se você tem dinheiro, pode fazer um curso. Eu já fazia inglês e não poderia gastar mais dinheiro com outro curso.
Na verdade aprendi mais sozinha do que em qualquer curso que eu fizesse. No dia da minha prova, eu tinha também uma entrevista em italiano. Foi a primeira vez que falei italiano, e me saí super bem!
Fui aprovada com nível intermediário, o que era exigido.

Depois eu deveria pensar na universidade e em toda a documentação.
Existe uma carta que você deve escrever chamada carta de intenções para a universidade, contando porque você quer estudar nesse lugar. Então tive que caprichar. Felizmente fui aceita.

Depois deveria comprar passagens e o seguro saúde. Aí que começa a gastar dinheiro. Eu sempre digo que pra viagens não é gastar, é investir. Mas nesse ponto eu gastei. Era depois das eleições e o dólar subiu muuuito. Aí não tive escolha, quanto mais cedo eu comprasse, mais "barato" ficaria, então comprei com dor no coração, mas ainda tive sorte, porque o dólar subiu muuito mais depois.

Depois de tudo isso, eu deveria encaminhar meu visto no consulado italiano.
Aí foi uma tristeza. Porque fui três vezes no consulado. Eles são extremamente exigentes, e deve estar tudo certo.
Mas depois que terminei, era só arrumar as malas....
Só?
Não!
Deveria pensar em tudo, no que podia levar, quantos quilos, o que podia na mala de mão, os remédios, comprar o que faltava.
Na verdade comprei coisa até demais, pensando que aqui não teria, ou que fosse caro demais. Me enganei. Aqui é beem mais barato. As maquiagens, as roupas. Afff, tudo carregando peso por nada.
Bom, já disse pra minha mãe vim me visitar com uma mala vazia, que assim posso comprar algumas coisas, porque a minha mala estava estourando. Tive que embalar minhas roupas à vácuo. (Sim).
Mas depois de tuuuudo que passei, provas, documentos, malas, despedidas...
Chegou a hora de partir!

E aí?
Bom, isso conto no próximo post!

Espero vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário